Vida de Advogado. Maiores medos 3 – Falta de tempo.

 

 

Falta de tempo.

Amigos(as) advogados(as) você já parou para pensar em quais são seus maiores medos na advocacia? Todos nós temos receios, medos, algo que nos atormenta.

O projeto ADVOCACIA DE SUCESSO, que é um treinamento de alta performance, objetiva justamente fazer com que você saiba lidar com suas preocupações e superá-las.

MEDO 3

       De não sobrar nenhum ou pouquíssimo tempo para me dedicar à família e à vida social, pois, sendo eu um prisioneiro do trabalho, acabo não sendo feliz.

Este é verdadeiramente um medo que muitas profissionais possuem e, inclusive, o advogado de sucesso! Até porque, quanto mis clientes e responsabilidades você tiver, menos tempo terá para gozar de outros momentos que lhe trariam felicidade.

         E, de fato, o que adianta ser bem sucedido e não ter tempo para ser feliz, para se dedicar à família, para viajar, para poder gastar o dinheiro suado que você conseguiu na advocacia?

         Logo, apresento algumas sugestões que você pode ou não acatar, fique à vontade em relação a isso!

         Uma solução é ter seu escritório organizado, suas atividades organizadas, fazer um planejamento estratégico e compatível com o seu horário de trabalho para que você renda bem durante o período que estiver trabalhando e voltar para casa sem levar serviços para lá.

         Aliado a isso, podemos acrescentar que você deve articular bem seu escritório, fazendo um roteiro ou manual de como deve ser o concatenamento de atos referentes a um cliente, como, por exemplo, você fechou o contrato com o cliente. Show! Parabéns. Agora se pergunte: trata-se de demanda que eu nunca fiz e é mais complexa ou de demanda que já tivemos a oportunidade de trabalhar em casos similares ou iguais.

Bom se você perceber que é algo mais complexo e que só você conseguiria fazer com maestria a petição, tudo bem, coloque em seu planejamento estratégico e separe um tempo para fazê-la. Inclusive recomendo que você faça a inicial neste caso e peça para que um advogado da equipe leia com atenção a petição e organize os documentos que devem subsidiar a exordial.

Após este trabalho certamente aquele advogado passará a ter um domínio sobre aquele tema e você, em outros casos, já poderá delegar este tipo de ação a àquele advogado.

         É claro que da primeira vez você vai conferir se o advogado a quem você delegou a função de organizar os documentos da demanda de fato o faz corretamente e caso negativo chamá-lo para mostrar os equívocos para que não acontece mais.

         Por outro lado, caso tudo tenha sido feito corretamente, reconheça o trabalho e diga ao colega que ficou ótima a organização do material. É muito comum que só vejamos os defeitos e erros das pessoas e as critiquemos. Não cai nesta cilada que é meio automática. O reconhecimento e gratidão irão imbuir naquele advogado(a) o prazer de querer ser cada vez melhor e se sentir mais feliz em fazer parte da equipe, bem como se sentir mais orgulhoso de sua atuação e profissão.

         Outra coisa é, em sendo um tipo de processo que os demais advogados já tenham trabalhado em processos iguais ou similares, delegue a função de fazer esta petição a ele e depois ou um diretor jurídico de sua equipe revise ou, caso você não tenha, você mesmo faça uma revisão.

         Em outras palavras: estamos falando em delegar funções! Não seja uma pessoa centralizadora de tudo, pois, caso contrário, qual o sentido de você ter uma equipe? Mas ninguém é melhor do que eu! Tudo bem, então ensine o outro advogado(a) a entender do assunto, divida o seu conhecimento.

         Por fim, seja você ou qualquer membro de sua equipe, tenha bom conhecimento da matéria, seja uma autoridade na mesma, pois com maior rapidez e facilidade, sem perder a qualidade, você fará um trabalho incrível.

          De todo modo, a organização é tudo. Tenha algum programa, mesmo que seja um Excel, para que todos da equipe saibam quais processos cada um está trabalhando e organize os prazos finais de entrega do trabalho, de revisão e de protocolo.

         Tenho certeza de que se você seguir algumas destas considerações, você, certamente, irá obter mais efetividade em seu trabalho e como recompensa mais tempo para usufruir com sua família, fazer o esporte que quer, viajar etc.

SOBRE O AUTOR

Me chamo Alessandro Dantas, tenho 40 (quarenta) anos, me formei há 16 (dezesseis) anos e meu currículo pode se resumir da seguinte forma:

Sou especialista e mestre na área de Direito Público;

Tenho 18 (dezoito) livros publicados ligados ao Direito Administrativo;

Mais de 50 (cinquenta) artigos jurídicos publicados sobre o tema que atuo;

Coordeno, junto com dois outros profissionais de elite, uma coleção de livros jurídicos para uso profissional que terá mais de 50 (cinquenta) volumes;

Já concedi dezenas de entrevistas para diversos segmentos da mídia nacional (seja por rádio, televisão e jornal impresso), muitos facilmente encontrados na internet;

Sou professor de Direito Administrativo da Escola Superior de Advocacia do Estado do Espírito Santo;

Sou professor de Direito Administrativo da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo;

Sou professor de Direito Administrativo da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo,

Sou professor de Direito Administrativo de renomados cursos preparatórios nacionais para concursos de carreiras jurídicas;

Fui coordenador e palestrante do Congresso Brasileiro de Concurso Público, do Seminário Avançado de Processo Administrativo Disciplinar e ministro e já ministrei diversas palestras nos maiores congressos sobre gestão pública do País

E, o mais importante, advogo para mais de 2.000 (duas mil) pessoas que são clientes de todos os Estados da Federação e já ganhei muitas causas bem complexas relacionadas à minha área de atuação.

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Alessandro Dantas

Alessandro Dantas

Alessandro Dantas, advogado especialista em ajudar candidatos de concursos públicos que sofrem injustiças e, também, servidores públicos perante atos ilegais praticados pela Administração Pública, atuando em Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e em Ações de Ato de Improbidade Administrativa.

Dr. Alessandro Dantas

Advogado Sênior Presidente

♦Advogado especialista em concursos públicos, nacionalmente conhecido;
♦Presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB.ES.
♦Especialista e Mestre na área de Direito Público.
♦Professor de Direito – Administrativo em graduação, em pós-graduação e em MBA
♦Professor de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo.
♦Professor de Direito Administrativo da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.
♦Professor de Direito Administrativo em Cursos Preparatórios no ES, DF e GO.
♦Coordenador do III Congresso Brasileiro de Concurso Público.

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